Cursos

Educação infantil
A Educação Infantil - Creche tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança e seu desenvolvimento integral, estimulando sua curiosidade e seu interesse.
Busca oferecer condições para que o desenvolvimento do aluno seja integral e harmonioso, nos aspectos intelectuais, físicos, estéticos, espirituais, cívico-sociais, morais e econômicos, através de:

Desenvolvimento psicomotor;

Desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes positivas necessárias a auto-realização e a participação da vida em grupo;

Desenvolvimento de estruturas cognitivas de raciocínio e expressão criativa.

Dadas as peculiaridades do desenvolvimento da criança até os 5 anos, a Educação Infantil - Creche cumpre funções indispensáveis e indissociáveis: educar e cuidar.

 

Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental tem duração de 09 (nove) anos e compreende anualmente 960 (novecentos e sessenta) horas de efetivo trabalho escolar, em organização seriada.
Tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante:

o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

o posicionamento crítico, responsável, consciente e construtivo nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

o conhecimento das características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e sentimento de pertencer ao país;

o conhecimento do valor da pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como dos aspectos sócio-culturais de outros povos e nações, preparando-se para aceitar e conviver com as diferenças culturais, diferenças de classe social, crenças, sexo, etnia ou outras características individuais e sociais;

a percepção da integração, dependência e de agente de transformação social  identificando seus elementos e as interações entre eles , contribuindo ativamente para a melhoria do ambiente em que estiver inserido;

o desenvolvimento do conhecimento de si próprio e do sentimento de confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, física, ética, cristã, estética e de inter-relação pessoal, para empreender relacionamentos capazes de permitir novas inclusões de conhecimentos, amizades, sociabilidade, que dignifique o ambiente em que vive.

o conhecimento e o cuidado com o corpo, com a higiene, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida, agindo com  responsabilidade em relação importância da saúde individual e coletiva para a vida;

a utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para aquisição e construção de novos conhecimentos ;

o questionamento da realidade, formulando problemas e buscando soluções, utilizando as abstrações, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise, atitudes, procedimentos, para o equacionamento de problemas no ambiente pessoal e coletivo.

 

Ensino Fundamental: 1º ao 9º ano.

 

Ensino Médio
No Ensino Médio é possível construir a identidade e a preparação básica para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania. Vale ressaltar que os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental II possibilitam o prosseguimento, de estudos, de modo a capacitar o aluno para novas condições de ocupação e aperfeiçoamento posteriores, em face das transformações por que passa a sociedade.
O Ensino Médio tem como objetivos:

Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, e possibilitar a continuidade dos estudos;

Aprimorar a formação do aluno como pessoa, nos aspectos socioculturais, no desenvolvimento de valores éticos pela compreensão da relação entre as ciências e as humanidades, nos processos de autonomia individual e intelectual e no pensamento crítico;

Estimular a compreensão do significado da ciência e da tecnologia, das letras e das artes como instrumentos de realização pessoal e de transformação da realidade social e cultural;

Capacitar o aluno a perceber as relações sociais, a utilizar a língua pátria e outras línguas estrangeiras modernas, como instrumentos de compreensão do processo histórico e de transformações da sociedade, da construção e da distribuição do saber.

 

EJA – Educação de Jovens e Adultos

Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje, requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re) inclusão desses educandos nas redes de educação do nosso país. Para uma pessoa adulta que retoma seus estudos, o desejo maior é o de se preparar para o trabalho, de ter autonomia e de ter sucesso profissionalmente.  Os alunos da 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos/EJA na Modalidade a Distância – Ensino Médio são pessoas diversas que não tiveram acesso à educação devida e trabalham em diferentes empresas, instituições e estudam após o horário de trabalho.
Neste sentido, a abordagem metodológica deve prever uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja.  A educação é o maior e melhor instrumento de mudança, através dela o homem consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive, dessa forma, uma proposta de educação para jovens e adultos deve ser a primeira a aceitar e a acompanhar o desenvolvimento e suas especificidades, ou seja, renovar e promover a interação com o novo, assim se fundamenta filosoficamente a proposta educacional da Escola Nossa Senhora Aparecida, em parceria com a NovaescolaBrasil.

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Na Educação Profissional, o objetivo geral é a compreensão e o domínio dos conhecimentos fundamentais ao exercício de profissões específicas, buscando conciliar humanismo e tecnologia, conhecimento dos princípios científicos que presidem a produção moderna e o exercício da cidadania plena, formação ética e autonomia intelectual, em observância dos seguintes princípios:
I - Integração e articulação com o ensino médio, garantindo identidade próprias da educação profissional e do ensino médio;
II - Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos na perspectiva comum do desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva;
III - Desenvolvimento de competências para a laborabilidade, de forma que o trabalhador se prepare para manter-se em atividade produtiva e geradora de renda em contextos socioeconômicos cambiantes e instáveis, numa sociedade cada vez mais complexa e dinâmica em suas descobertas e transformações e cada vez mais exigente de qualidade e de produtividade;
IV - Flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização na concepção, elaboração, execução e avaliação do seu projeto pedagógico, fruto e instrumento de trabalho do conjunto dos seus agentes educacionais, de modo especial dos docentes.
V - Identidade dos perfis profissionais de conclusão dos cursos, estabelecidos a partir das competências específicas de cada habilitação profissional, das competências profissionais gerais do Eixo Tecnológico, bem como das competências básicas, constituídas no ensino fundamental e médio em função das condições locais e regionais;
VI - Atualização permanente dos cursos e currículos para que os programas mantenham a necessária consistência;
VII - Organização curricular de cursos centrada no compromisso ético com desenvolvimento das competências profissionais para a laborabilidade e empregabilidade.

 

CURSOS OFERECEIDOS

    Técnico Secretaria Escolar

     

    Técnico em Segurança do Trabalho

     

    Técnico em Telecomunicações

     

    Técnico em Eletrotécnica

     

    Técnico em Edificações

     

Quem Somos

Ainda no intuito de ampliar a oferta de cursos no município de Luziânia e adjacências pretende ampliar sua proposta com cursos técnicos de educação profissional.

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